Nova lei do farol baixo: o que você precisa saber

Por | 2018-03-14T20:43:23-03:00 22 de julho de 2016|

Desde o dia 8 de julho, os motoristas que circulam em rodovias, inclusive as que passam por trechos urbanos e em túneis que tenham iluminação, são obrigados a manter os faróis de luz baixa acesos. Essa é a determinação da nova lei do farol baixo.

O descumprimento da medida é considerado como infração média, tendo multa de R$ 85,13 e perda de 4 pontos na Carteira de Habilitação.

Qual é o problema da lei do farol baixo?

O grande problema da lei dos faróis é que ela determina que o condutor deve manter os faróis do veículo acesos, utilizando a luz baixa, ignorando uma solução muito mais moderna e eficaz, denominada DRL, ou Daytime Running Lamp/Light, que é o farol de circulação diurna.

O farol de circulação diurna são lâmpadas que se acendem sempre que se liga o carro, mesmo de dia e de farol apagado. É possível utilizar lâmpadas halógenas fracas ou conjunto e LEDS, oferecendo como principal função a segurança para o motorista.

A DRL, atualmente, está disponível em praticamente todos os modelos de carros e são aplicadas com resultados satisfatórios em países europeus. Na Finlândia, por exemplo, onde nasceu a ideia, a DRL era obrigatória no inverno, quando o país tem o tempo mais nublado e pouca incidência de luz solar durante o dia. Para aumentar a segurança, o governo determinou uso desse conjunto de luzes auxiliar.

A ideia deu certo e a Finlândia adotou o mesmo esquema no verão, em todas as vias do país, sendo seguido pela Suécia e depois pela Noruega. Em 2011, toda a Comunidade Europeia já tinha adotado o mesmo sistema.

LEIA MAIS:

Tomou multa de trânsito e discorda? Confira seus direitos

Entenda as mudanças no Código Brasileiro de Trânsito

Quem realmente pode aplicar multas em São Paulo?

Resultados do uso da DRL

As pesquisas feitas na Europa mostraram que o uso da DRL apontou redução no total de acidentes de trânsito em torno de 10 a 20% com o uso da luz diurna, mas, nos Estados Unidos, os resultados não foram tão significativos.

Utilizar os faróis normais com luz baixa durante o dia, pelo contrário, teve a constatação de reduzir a durabilidade das lâmpadas e aumentar o consumo de combustível usado pelos veículos, aumentando, em consequência, também a poluição.

No caso de utilização da DRL, o carro gasta bem menos combustível e as lâmpadas duram mais.

A conclusão sobre todos os estudos, chegaram a algumas conclusões, como destacamos a seguir:

  • Embora o uso do farol baixo durante o dia aumente a visibilidade dos demais veículos e a segurança, de uma forma geral, também prejudica a visibilidade de outras luzes do veículo, que são importantes, como as setas e luzes de freio, além de aumentar o consumo de combustível.
  • As luzes de circulação diurna reforçam as características positivas do uso de farol durante o dia, eliminando as negativas.
  • O benefício do uso de farol baixo durante o dia ou de luz de circulação noturna é favorável tanto nas estradas quanto na cidade, onde a redução de acidentes envolvendo motos, bicicletas e pedestres é bem maior.

Diante disso, embora a lei dos faróis seja positiva, poderia ser modificada, atendendo melhor tanto a circulação dos veículos quanto a segurança no trânsito, exigindo o uso das luzes de circulação diurna, ou DRL, pelos carros que já possuem, e tornando obrigatória sua adoção pelos carros novos.

E você, o que pensa sobre a nova lei? Deixe aqui seu comentário.