Principais competências comportamentais para atuação na área jurídica

Por | 2018-03-14T20:43:08-03:00 14 de outubro de 2016|

Basicamente são cinco as competências comportamentais para que um advogado possa atuar na área jurídica. Conheça quais são elas:

Competência técnica

Você pode até pensar que competência técnica não seja uma competência comportamental, mas é necessário rever essa posição. A competência técnica é o seu conhecimento, que vai garantir a satisfação do seu cliente. O advogado não deve se mostrar como um amador, e sim como uma pessoa que conhece as técnicas e processos e que os domina completamente.

Competência administrativa

Dentro da competência administrativa podemos considerar, primordialmente, a organização. Um escritório de advocacia é composto por diversas áreas, que precisam interagir entre si como um organismo. A competência administrativa possibilita o gerenciamento de todas as áreas, criando sintonia para que haja um bom resultado.

Competência para liderar

O capital humano é o grande diferencial para que um escritório de advocacia tenha sucesso. Quando o advogado tem capacidade de liderança, torna-se um profissional que influencia, que negocia e que incentiva mudanças e ações comportamentais nas pessoas, fazendo com que elas se comprometam voluntariamente a alcanças as metas. Entre os liderados, não devemos considerar somente as pessoas do escritório, mas também os clientes, os advogados concorrentes e os fornecedores.

LEIA MAIS:

7 erros de comunicação que um advogado não pode cometer

3 razões que fazem a área jurídica valer a pena

4 coisas que advogados de sucesso não fazem

Competência estratégica

O mercado jurídico está bastante competitivo e essa competição pode se tornar uma verdadeira guerra. O campo de batalha, que são os clientes, precisa ser protegido contra as investidas da concorrência. Ao ser uma pessoa com capacidade estratégica, o advogado aproveita todas as oportunidades para neutralizar as ameaças da concorrência, criando meios para fidelizar seus clientes e fazendo com que eles próprios tragam novos.

Competência comportamental

Persistência, autoconfiança, independência são características importantes para que o advogado tenha sucesso em sua carreira. As características apresentadas anteriormente devem buscar a sintonia dentro do escritório para que haja um fluxo de informações facilitado, planejamento de todas as atividades, monitoração de todos os processos e iniciativa para comprometimento de todas as pessoas que com ele trabalham para mostrar qualidade e eficiência, desenvolvendo meios de ampliar a carteira de clientes e trazendo resultados positivos para os processos.