Áreas jurídicas com mais demanda por profissionais

Por | 2014-10-23T15:39:37-02:00 23 de outubro de 2014|

A grande dúvida que existe na cabeça de muitos formandos do curso de Direito é a indecisão entre optar pelo setor público ou privado, ser concursado e ter estabilidade ou se aventurar na advocacia privados correndo todos os riscos que pode haver.

A realidade é que a grande demanda de profissionais gira em torno do Direito Civil, Direito Penal e Direito Trabalhista e isso provavelmente não irá mudar. A grande abrangência do Direito Civil, principalmente por se tratar de lides “comuns”, acaba por destinar grande parte dos advogados para o seu campo de atuação.

Já o Direito Penal é a área que geralmente todos os estudantes de Direito tem uma grande curiosidade. Todos sonham em um dia participar do Tribunal do Júri, com certeza é o ápice da advocacia, a defesa no Tribunal do Júri. O Direito Penal realmente é uma matéria apaixonante.

Contudo, existem áreas no Direito em ascensão, demandando cada vez mais profissionais:

Um campo em grande crescimento está relacionado à tecnologia da informação. A grande popularização da internet e a dependência da sociedade a rede mundial de computadores, levou também ao elevado número de lides envolvendo o Direito Virtual. Inúmeros são os negócios e contratos entabulados pela internet, bem como fraudes e crimes virtuais. Além disso, em nosso país existem poucas obras publicadas ao assunto, além da legislação ser muito limitada, contudo, essa área de atuação está em grande ascensão e especializar-se nesse ramo é uma grande dica para futuros advogados.

O Direito Ambiental também possui uma grande área de atuação, haja vista a enorme quantidade de fábricas e indústrias em nosso país. Ainda, vale mencionar a constante preocupação com o meio ambiente e a sua conservação para o futuro, o que acarreta na elaboração de inúmeras leis e várias normas técnicas e regulamentares a serem cumprida. Na prática outros ramos do direito chamam mais a atenção dos advogados e esse ramo do Direito acaba um pouco esquecido.

O Direito Tributário também um ramo do Direito pouco procurado pelos profissionais. Não há dúvidas que a matéria é complicada, talvez por isso exista uma certa repulsa pelos advogados nessa área, haja vista que a matéria de Direito Tributário é uma das mais odiadas na faculdade.

O direito desportivo é um campo interessante para os profissionais do direito, ramos esse que vem crescendo na medida que várias entidades voltadas ao esporte são desenvolvidas. Até porque vale lembra que é importante para um atleta possuir um advogado que o possa assessorar nas negociações, haja vista a quantidade de golpes aplicados por empresários para com os atletas.

O biodireito também vem ganhando corpo nas carreiras jurídicas, na medida do desenvolvimento das técnicas científicas. A mídia também traz várias questões relacionadas ao biodireito, como por exemplo a eutanásia, clonagem e utilização de certos medicamentos. Essa área é interessantíssima e de grande perspectiva para o futuro do Direito.

Também mencionamos o direito internacional que tem uma grande possibilidade de crescimento em nosso país, uma vez que cada vez mais o Brasil atrai investimentos e cada vez mais multinacionais acabam se instalando por aqui, tudo em virtude da globalização.

Em relação ao Direito Internacional, Fernando Andrade Fernandes explica:

“O atendimento a empresas multinacionais que se instalam no Brasil é uma das funções que esse profissional pode desempenhar. Além disso, em virtude de sua própria formação multidisciplinar, o advogado da área internacional também pode atuar na administração de empresas ou no departamento econômico de uma delas”.

Por derradeiro, o Direito do Consumidor também possui um grande espaço para muitos profissionais. É fato notório o desrespeito de muitas empresas que são massivamente rés em inúmeros processos em todo nosso país, uma vez que desrespeitam descaradamente o consumidor e praticamente pisam sobre a Legislação existente.