Por que correspondentes são tão importantes para um contencioso de massa?

Por | 2018-03-14T20:42:49-03:00 11 de novembro de 2016|

Gerenciar o contencioso de massa não é uma tarefa fácil. O advogado responsável deve montar uma equipe capacitada para realizar esse trabalho, tendo de administrar um grande volume de processos ao mesmo tempo, situação que exige a participação de maior número de profissionais e de estagiários, de uma equipe administrativa eficiente e de controle rígido sobre atividades e prazos.

O contencioso de massa sempre é um conjunto de muitas demandas judiciais para uma mesma empresa ou cliente, exigindo profissionais que tenham conhecimento e experiência, já que é necessário um alto padrão de qualidade para defender os interesses do cliente.

Para o correspondente jurídico, participar de um contencioso de massa é uma excelente oportunidade para trabalhar em equipe, conhecer novos profissionais e estabelecer um networking de primeira linha, além, é claro, de conseguir novos conhecimentos e grande experiência para seu futuro profissional.

Isso porque, no contencioso de massa, não há apenas a participação de profissionais e estagiários envolvidos diretamente nas atividades: existe a exigência de troca de informações judiciais, o contato constante com outros profissionais, tornando-se, dessa forma, um importante trabalho para um advogado recém-formado.

LEIA MAIS:

O contencioso de massa e a correspondência jurídica

Como gerenciar o contencioso de massa e ter máxima produtividade

5 regras que um advogado de sucesso não quebra

Fases do contencioso de massa

Participando de um contencioso de massa junto a uma equipe, o correspondente jurídico deve acompanhar todas as fases dos processos, montando um sistema de planejamento e organizando-se de forma a atender todas as demandas exigidas, desde o acompanhamento processual, que pode ser feito pela internet ou através de sua presença no fórum. Ou seja, a organização é essencial para que todas as verificações sejam feitas.

Além do acompanhamento processual, o correspondente jurídico deve trabalhar no controle dos prazos de diversos processos ao mesmo tempo, precisando estar atento e atendendo todos os prazos exigidos para trazer resultados aos seus clientes.

O principal problema do contencioso de massa, sem dúvida, é a organização de uma pauta de audiências, principalmente quando pode haver, de forma concomitante, audiências em varas diferentes nos mesmos dias ou horários ou quando a defesa deve ser apresentada o ato. Para um advogado, encontrar trabalho num contencioso de massa é algo que, além de trazer uma nova fonte de renda, é uma forma de adquirir mais rapidamente experiência, garantindo sua presença no mercado jurídico.