8 dicas estratégicas de CRM para o seu escritório

Tempo de leitura: 4 minutos

Atualmente, com a evolução dos mercados e mudança no comportamento de compra, estratégias de negócios devem ser baseados na entrega de valores percebidos para cada cliente, ou seja, mantê-los satisfeitos com relacionamento constante.

Define-se Marketing de relacionamento  como uma estratégia de marketing que visa construir uma relação duradoura entre cliente e fornecedor, baseada em confiança, colaboração, compromisso, parceria, investimentos e benefícios mútuos.

O CRM, ou Customer Relationship Management, é um conjunto de ferramentas e práticas com estratégias de negócios e tecnologias voltadas para o cliente, servindo para gerenciar e analisar interações entre uma empresa e seus clientes, antecipando suas necessidades e desejos e otimizando a rentabilidade da empresa.

É bacana lembrarmos que CRM não é apenas um software, ou atividades dos colaboradores de atendimento, mas um processo integral para satisfazer as necessidades dos clientes.

O CRM pode ser aplicado num escritório de advocacia, adaptando-se as técnicas, para fidelizar clientes pessoas físicas ou jurídicas, alcançando mais pessoas através de diversos canais.Além disso, criar uma estrutura que possibilite ao escritório garantir sua presença junto aos clientes, mesmo quando eles não estão precisando dos serviços jurídicos.

Entre as estratégias que podem ser aplicadas para manter a fidelização dos clientes, recomendamos as seguintes:

1. Utilize um bom sistema informatizado

Mantenha um bom sistema de gestão de relacionamento com os clientes, que ofereça fácil acesso, tenha uma boa interface e que forneça informações detalhadas sobre cada cliente e seu histórico.

2. Use os dispositivos móveis

Para manter contato sempre que necessário, use dispositivos móveis integrados com o sistema e mantenha sua presença nas redes sociais. Aplique as soluções mais adequadas, sempre garantindo a confidencialidade das informações dos clientes.

4 ferramentas de comunicação essenciais para qualquer escritório de advocacia

3. Apresente benefícios

O objetivo do CRM é melhorar a vida profissional de quem está trabalhando ao mesmo tempo em que simplifica o atendimento aos clientes, aprimorando sua experiência através de um serviço melhor e mais rápido. Aproveite isso para o escritório oferecendo confiança aos seus clientes.

4. Alinhe o CRM com os objetivos do escritório

O CRM deve ser implantado de maneira a trazer resultados para o escritório. Portanto, é importante estabelecer metas de curto e longo prazo, envolvendo os profissionais para que o escritório possa incrementar sua carteira de clientes. Os objetivos devem ser escolhidos e ajustados de acordo com o crescimento do escritório e o aumento do número de clientes na carteira.

5. Divida a carteira entre os profissionais

A carteira de clientes pode ser dividida de diversas maneiras, seja pelo porte do cliente, pela região, por tipo de necessidade ou mesmo pela empatia entre o advogado e o cliente. O importante é que cada profissional tenha o conhecimento necessário para apresentar a melhor solução para cada necessidade, não deixando de lado, evidentemente, a possibilidade de oferecer uma equipe de trabalho para melhor conduzir os processos.

6. Crescimento da carteira de clientes

O objetivo do CRM, além de atender o cliente durante seu ciclo de vida, é fideliza-lo ao escritório. Uma forma de fazer isso é fazer com que os advogados, através dos meios permitidos, possam ir atrás dos clientes. Havendo a definição do perfil dos melhores clientes da carteira, é um começo para que a divulgação seja mais direcionada.

7 erros de comunicação que advogados não podem cometer

7. Nunca abandone clientes

Mesmo depois de solucionado um caso para o cliente, ele não deve ser abandonado. É necessário pensar que, embora o cliente precise do advogado, o escritório também precisa do cliente. Manter contato e conhecer a atual situação, colocar-se à disposição para qualquer eventualidade vai demonstrar interesse e servir para indicação a outros clientes.

Advogado: não basta conquistar! Dicas para manter seus clientes

8. Atualize sempre as informações do sistema

O sistema utilizado para o CRM deve ser sempre atualizado com novas informações, mantendo também a atualização dos profissionais que atuam no escritório. O CRM é uma prática que deve ser continuada e melhorada constantemente, atendendo aos objetivos do escritório de curto, médio e longo prazo.

Para o cliente, um escritório bem estruturado, com pessoal capacitado, é a certeza da solução de seus problemas e o escritório de advocacia não pode se furtar às inovações apresentadas pela tecnologia. Manter a atualização é essencial para garantir o crescimento do escritório e a fidelização dos clientes.

Separamos para um e-book especial para você sobre Como conquistar novos clientes na área jurídica, incluindo vendas e marketing.

Clique abaixo e faça o download grátis do e-book !

 

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *