Você é acadêmico do Curso de Direito e está buscando complementar a sua leitura?
A leitura é essencial para o estudante de Direito. Quanto a isso nenhuma novidade não é? Contudo, alguns livros são de enorme importância para a formação intelectual do acadêmico.
Foi pensando nisso que fizemos uma lista com 4 livros interessantes para você complementar seu conhecimento e pensar o Direito e a justiça na prática:
VIGIAR E PUNIR
Michel Foucault
Michel Foucault através da sua obra “Vigiar e Punir” expõe o processo de evolução ocorrido no sistema prisional. Relata desde as torturas cometidas no passado até o formato em que é encontrada.
É demonstrada a necessidade das mudanças ao longo dos anos no que se refere ao meio de punição imposto, abrangendo o lado social e teórico da questão. Divide-se em quatro capítulos: Suplício, Punição, Disciplina e Prisão.
Um livro de grande valia para todo acadêmico do curso de Direito e principalmente para os apaixonados por Direito Penal e Processual Penal.
DOS DELITOS E DAS PENAS
Cesare Beccaria
Muito embora seja uma obra de 1764 e baseado no humanismo, “Dos Delitos e das Penas” envolve assuntos polêmicos que despertam o interesse dos acadêmicos e profissionais do Direito como a pena de morte, torturas, prisões e acusações secretas.
Nessa obra, a Justiça é tratada como violenta, frente à punição imposta aos delinquentes, motivo pelo qual a obra teve muita influência nas mudanças ocorridas na legislação da época.
Esses assuntos, que sempre geram interesse por parte dos leitores, servem de reflexão para o exercício profissional e como inspiração para muitos estudantes no que concerne aos Direitos Humanos.
O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS
Lon Fuller
Um livro geralmente discutido no início do Curso de Direito, “O caso dos exploradores de Cavernas” envolve a aplicação da lei em casos concretos. Prendendo os leitos do início ao fim, ele é uma mistura de emoções com muita adrenalina.
Justo por isso mostra-se de extrema importância para introduzir os estudantes ao curso que escolheram, haja vista que possibilita um intenso debate entre os acadêmicos acerca da moral e da norma.
O PRIMEIRO ANO – COMO SE FAZ UM ADVOGADO
Scott Turow
Através de experiências vividas pelo autor durante o seu início no curso de Direito em Harvard, no livro estão descritas as mais diversas emoções sentidas durante esse período e escancara os problemas na educação jurídica na referida Faculdade.
Na verdade, trata-se de um depoimento, um desabafo, acerca de problemas vividos pelo autor, realizando críticas dos problemas encontradas durante a sua caminhada em Harvard e expondo, no seu entender, soluções para as dificuldades enfrentadas.