7 ilusões que você tem quando inicia o curso de Direito

Por | 2018-03-16T13:00:46-03:00 13 de março de 2018|

O curso de Direito é um dos preferidos pela maior parte das pessoas que procuram um curso superior. A profissão de advogado é bastante respeitada e os estudantes procuram o Direito para conseguir uma profissão que lhe traga benefícios e boas chances de crescer profissionalmente.

Certamente, a entrada numa faculdade de Direito também traz muitos sonhos e esperanças, mas também algumas ilusões. Para que você tenha os pés no chão e possa fazer um planejamento mais concreto de sua vida profissional, vamos apresentar dessas ilusões que os estudantes de Direito podem ter:

1.   Direito é uma disciplina fácil

Esta é a primeira grande ilusão. O Direito é a ciência que estuda a aplicação das leis e normas jurídicas, tendo como principal objetivo manter a harmonia no relacionamento entre as pessoas e entre os mais diversos grupos.

Assim, é um curso que vai exigir muito do estudante, principalmente, com relação à leitura. De uma forma geral, os livros são de grande volume e o aluno vai precisar ter em mente todos os códigos civis e tributários ou, pelo menos, saber onde encontrar a legislação.

2.   Direito oferece as melhores oportunidades

Diferente do que alguns pensam, não é só se formar e encontrar um mundo de oportunidades. Será necessário batalhar muito para se destacar em meio a concorrência.

A formação em Direito oferece alguns caminhos distintos: a própria advocacia, que pode ser exercida em escritório próprio, como associado em outro escritório ou em empresas, atuando no Departamento Jurídico, a carreira pública para promotor, juiz ou outro cargo ou a acadêmica, dando aulas em faculdades, apesar de grande parte das instituições de ensino superior exigirem pós-graduação ou mestrado.

3.   O teste da OAB e sua necessidade

Quando o bacharel faz a opção pela advocacia, não pode deixar de prestar o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil que, certamente, é um dos mais temidos. A taxa média de aprovação anda cada vez mais baixa, entre 25 e 30%. Portanto, o bacharel deve se dedicar com afinco e estudar os exames anteriores, se quiser exercer a profissão de advogado.

4.   As matérias são simples de organizar

O aluno não pode se esquecer de que o curso tem uma duração média de 5 anos e é voltado para as Ciências Humanas. Os três primeiros anos são voltados para a teoria, com aulas de sociologia, teoria do estado e economia, entre outras.

A parte prática do curso é vista nos últimos semestres, quando o aluno vai passar por simulações de julgamento e a conclusão do curso exige um trabalho de conclusão, o TCC, e um estágio, que é obrigatório.

5.   Especialização é luxo

O bacharel em Direito deve pensar em fazer uma especialização e não deixar isso para o final do curso. Atualmente, existem diversas áreas em que o advogado pode se especializar, mas, para isso, deve ter em mente que não vai parar nunca de estudar, mesmo porque o Direito é uma área extremamente dinâmica.

6.   Um advogado consegue clientes com facilidade

Essa é uma das maiores ilusões. Para conseguir clientes bons e fieis, o advogado deve mostrar capacidade e competência. Portanto, além de estar muito bem preparado, deve se manter constantemente atualizado em sua profissão e ter noções de marketing jurídico e administração.

7.   O advogado tem excelente receita

Graças a credibilidade do curso de Direito, muitos acreditam que, assim que formado, passará a ter uma renda excelente. No entanto, para conseguir essa boa receita é preciso ter bons clientes e não é tão simples como o estudante pode pensar.

O advogado vai precisar trabalhar muito bem seu marketing e participar de todos os eventos possíveis para ganhar credibilidade. Além disso, como mencionamos anteriormente, vai precisar ter boa noção administrativa, incluindo a financeira.