O Direito Civil tem encontrado alguns desafios que devem ser solucionados por meio de uma visão realística da sociedade, que está em constante evolução e que, portanto, não pode se prender a uma legislação imutável. Assim, é preciso haver o acompanhamento da sociedade, ou seja, o Direito Civil deve ser construído a cada novo desfio que se apresenta.
É evidente que o CC não precisa ser alterado com relação à maior parte dos temas, uma vez que a jurisprudência pode definir os caminhos a serem tomados pelas novas decisões exigidas. Desde muito tempo, a evolução do Direito tem sido feita pela jurisprudência e tudo indica que esse é o melhor caminho.
Sempre que houver necessidade de uma decisão judicial, o magistrado poderá aplicar os princípios gerais, mantendo seu olhos voltados não para o rigor da lei, mas sim para as necessidades da sociedade, de uma forma geral, e das pessoas que recorrem à Justiça, estabelecendo os novos caminhos do Direito Civil sem a necessidade de reformas constantes.
Novos desafios do Direito Civil
Alguns temas polêmicos não foram contemplados no Código Civil, abrindo espaço para que a própria Justiça tome as decisões com base em outras fontes do Direito, inclusive utilizando leis especiais, tratados internacionais e a jurisprudência.
Entre esses desafios, podemos destacar:
1. Casamento homossexual
A união homossexual estável já foi julgada pelo STF, devendo ser considerada como entidade familiar, com todos os deveres e direitos de uma união heterossexual. Na Constituição Federal está prevista a conversão de união estável em casamento, o que abre a possibilidade de também haver a consolidação do casamento homossexual. Embora algumas pessoas tenham obtido esse direito, o tema ainda não possui um consenso na Justiça.
2. Pesquisas científicas
Alguns aspectos ligados às pesquisas científicas, como no caso de células-tronco, ainda esperam um solução definitiva. A bioética não possui uma legislação específica, embora já haja jurisprudência com relação a alguns assuntos, outros esperam por uma solução que se apresentam como sério desafio, como eutanásia ou outros tipos de fertilização extrauterina.
3. Comércio digital
O comércio digital já possui alguns anteprojetos em tramitação para sua regulamentação, e esse é outro grande desafio para o Direito Civil. O comércio digital, certamente, encontra mais respaldo junto ao Código de Defesa do Consumidor, mas deve ser observado com o devido cuidado pelo Direito Civil, já que seu objetivo final é um bom relacionamento entre fornecedor e consumidor.
Trabalha no Direito Civil? Compartilhe conosco sua experiência e opiniões sobre o mercado clicando aqui.