Dia dos Pais: como fazer compras sem cair nas armadilhas do comércio

Por | 2018-03-14T20:43:21-03:00 12 de agosto de 2016|

O Dia dos Pais está chegando e o comércio está prevendo que pode haver uma queda de quase 10% nas vendas em relação ao ano de 2015, situação provocada pela crise econômica que ainda atravessamos e que, evidentemente, ainda levará algum tempo de nossas vidas e finanças.

A data é uma das bastante cobiçadas pelo comércio, exigindo que os consumidores tomem alguns cuidados para não cair em armadilhas que, a princípio, parecem benefícios, mas que podem gerar grandes problemas depois de efetuada a compra.

Analise alguns pontos que você precisa ter cuidado ao fazer as suas compras para o Dia dos Pais:

1. Pagamento

A informação sobre formas de pagamento devem estar em local visível, havendo a proibição de diferenças de preços para pagamentos à vista ou nos cartões de débito ou de crédito. Também não deve haver qualquer cobrança nas parcelas feitas através de cartão de crédito. Preste atenção também nos juros se fizer uma compra parcelada.

2. Preços diferenciados

Caso haja um preço informado na divulgação de produtos, seja na vitrine ou nos meios de comunicação, você tem o direito de pagar o menor preço. Para isso, caso haja diferença, tenha em mãos o valor divulgado na mídia.

3. Trocas

Verifique as regras para trocas de mercadorias. Pela lei, todos os comerciantes são obrigados a trocar produtos vendidos que apresentarem qualquer problema. No caso de roupas, sapatos e acessórios que precisam de medidas, consulte antes da compra para verificar a possibilidade de troca.

LEIA MAIS:

5 mitos sobre compras na Internet

Vai às Olimpíadas? Dicas para não ser lesado nas compras

4 desafios que o advogado encontra no Direito do Consumidor

4. Compras online

Se fizer uma compra online, analise bem o site em que está fazendo as compras, verificando se é um site seguro, se possui CNPJ e se oferece o endereço e as condições de compra. Tome cuidado com preços muito abaixo do mercado: pode ser uma armadilha e você poderá perder dinheiro.

5. Pesquise preços

Antes de se decidir pelo presente do Dia dos Pais, faça uma pesquisa de preços. A internet oferece essa possibilidade sem que você precise gastar a sola dos sapatos.

Tome cuidado: sempre que fizer compras, faça de uma forma consciente, buscando o melhor produto com o melhor preço. Afinal, você é consumidor e tem os seus direitos.